Pedrinhas Paulista, sexta-feira, 26 de abril de 2024 Telefone (18) 3375-9090

Segu

Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 13 de Maio de 2021

SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS, AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE REALIZA PODAS E SUPRESSÃO DE ÁRVORES NO BOSQUE MUNICIPAL

Dando continuidade ao trabalho da Pode ser Secretaria de Obras e Serviços, Agricultura e Meio Ambiente e Coordenadoria do Meio Ambiente para preservar e revigorar espaços públicos, está sendo feita a supressão de algumas espécies de árvores em situação de

Dando continuidade ao trabalho da Secretaria de Obras e Serviços, Agricultura e Meio Ambiente e Coordenadoria do Meio Ambiente para preservar e revigorar espaços públicos, está sendo feita a supressão de algumas espécies de árvores em situação de risco de queda no bosque municipal. Após a remoção serão plantadas mudas de espécies arbóreas nativas da região na área, adequadas ao local.

"Devido ao bosque ser muito frequentado por crianças, foi constatado o risco de queda de alguns exemplares de árvores que estão comprometidas, então decidimos substituí-las para evitar possíveis acidentes." ponderou a Coordenadora do Meio Ambiente Caroline F. Vergílio.

As podas de manutenção são necessárias para a árvore, pois quando a planta não é podada regularmente, a distribuição de nutrientes começa a ser prejudicada pela irregularidade do fluxo de seiva. A presença de galhos doentes também interfere no crescimento da planta, além de poder vir a comprometer os demais galhos da planta.

Sabemos que o corte de uma árvore não parece uma boa ação, é aparentemente uma ação drástica. Entretanto, em alguns casos, essa é a melhor opção para a manutenção do ecossistema.

A avaliação do estado fitossanitário da árvore é necessária em todos os casos, já que algumas árvores começam a enfraquecer por conta da idade e de doenças. Assim sendo, o risco de queda fica iminente, ameaçando estruturas, veículos e vidas. Neste caso de quando cortar uma árvore é necessário, dizemos que a árvore está comprometida, ou seja, não pode ser salva. Quando a saída é o corte, é importante que seja feita de maneira correta e respeitando a natureza. E em casos possíveis é necessária a reposição de árvores. No caso do bosque será feita a reposição com árvores nativas.

No município de Pedrinhas Paulista, a lei determina que qualquer intervenção em árvores de áreas públicas (praças, áreas verdes, jardins, etc) e passeios públicos (calçada) precisa de autorização da prefeitura.

E se eu insistir e cortar sem permissão?

O corte não autorizado de uma árvore pode gerar multas de até 30 UFESP. Para evitar que isso ocorra, é preciso abrir uma solicitação e aguardar a visita do Engenheiro Agrônomo da Casa da Agricultura e da Coordenadoria de Meio Ambiente. Estes profissionais irão realizar uma vistoria e indicar o procedimento mais adequado.