O mês de abril é conhecido como “Abril Azul”, mês dedicado a conscientização sobre o transtorno do espectro autista (TEA), que é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades no portador.
Por isso, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, durante esse mês, tem realizado várias ações para conscientização da população sobre este tema tão importante.
No último dia 11 de abril, foi organizada uma Roda de Conversa no CRAS, sob a coordenação da Fonoaudióloga Luciellyn Cruz, onde foi possível que Pais e Familiares de pessoas diagnosticadas com TEA, pudessem, de forma dinâmica, tirar suas dúvidas e também dividir com os demais participantes, experiencias vividas no convívio com seus entes queridos.
Dando continuidade aos eventos, no dia 12 ocorreu no Cine Teatro Municipal, uma palestra com o tema “Experiência e Prática do Autismo, com a palestrante Rosane Michelli de Castro, seguida da palestra com o tema “A Importância da Conscientização do Autismo”, com a Psicóloga Lilian de Almeida Bergamini.
O objetivo das palestras foi a de trazer ao público a demanda da discussão e debate sobre o transtorno, assim como informar toda a população sobre a importância da conscientização e desmistificação de assuntos ligados ao transtorno do espectro do autista, seus portadores e seus familiares. Desse modo, foi promovida a informação e esclarecimentos a todos os presentes.
Pedrinhas Paulista