No sábado, dia 8 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu o “Dia D” da Campanha de Vacinação Contra a Gripe (H1N1). A vacinação iniciou no dia 12 de abril e, nesta etapa, foi destinada aos trabalhadores da saúde, as gestantes, crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos e mulheres que deram à luz a até 45 dias.
A partir do 11 de maios os idosos com mais de 60 anos e professores poderão receber a imunização, e depois do dia 9 de junho será a vez de pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas.
A gripe é causada pelo vírus influenza e os principais sintomas são; febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A transmissão se dá de pessoa para pessoa, através do contato com secreções das vias respiratórias através de conversas, tosses ou espirros provenientes de pessoas contaminadas.
Ações simples como lavar as mãos com frequência, cobrir a boca e o nariz quando espirrar ou tossir, usar lenços descartáveis para a higiene nasal, manter o ambiente ventilado, evitar locais fechados e adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos favorece a não proliferação do vírus da gripe.
A Secretaria de Saúde ressalta que quem já tomou a vacina contra a Covid-19, deve aguardar um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.
Pedrinhas Paulista