Ensino Hibrido, ou seja, aulas presenciais e online alternadas, será tendência na reabertura das escolas
Em meio à pandemia, escolas do mundo inteiro se viram obrigadas a adaptar o ensino e adotar diferentes medidas de aprendizado e segurança para proteger a sua comunidade.
Agora, com a iminente reabertura das escolas, a tendência é que as instituições de ensino continuem com um modelo chamado de híbrido, alternando aulas remotas e presenciais.
AFINAL, O QUE É ENSINO HÍBRIDO?
Até pouco tempo atrás, o modelo de ensino mais popular no Brasil era basicamente este:
Os alunos frequentavam escolas durante alguns anos, passavam algumas horas do dia no local ouvindo professores, faziam atividades/provas e assim estudavam e aprendiam. Era o que estávamos acostumados.
O ensino híbrido apresenta um novo jeito de aprender, ele oferece um aprendizado interativo, dinâmico e mais eficiente, combinando o aprendizado à distância e presencial. Nas atividades em sala de aula, ele traz a interação social e a troca de saberes entre os alunos e entre o aluno e o professor. Já nas atividades online, o estudante aprende a usar a tecnologia nos estudos. Tecnologia esta que possibilita a autonomia, o protagonismo e a possibilidade de interação também com colegas e professores em outro ambiente.
QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO ENSINO HÍBRIDO? COMO ESTE TIPO DE ENSINO TORNA A EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MELHOR?
O ensino híbrido proporciona uma reorganização das aulas e dos papéis do professor e do aluno exigindo muita dedicação e persistência. Todos devem estar abertos a mudanças para que se obtenha sucesso.
MUDANÇAS
Não importa a modalidade de ensino, o estudante é o centro da aprendizagem e por conta dessas mudanças que estamos vivenciando, hoje, ele é muito mais ativo, ele é o protagonista e o professor um mediador, um profissional que faz orientações, intervenções e mostra caminhos.
Por isso, inclusive, esses profissionais precisam estar preparados para esta nova realidade.
Os recursos que os professores têm para ensinar vão muito além da lousa e dos livros.
Além disso, nesse tipo de ensino, o professor não prepara mais a aula de modo igual para todos. Ele entende a realidade de cada estudante e a adapta para que todos consigam aprender - até porque, ninguém é igual, cada um possui certas características, habilidades, facilidades e dificuldades.
Não só a relação professor e aluno que vai mudar, a de pais/responsáveis também.
Isso porque, os pais/responsáveis vão precisar se equilibrar entre o trabalho e a supervisão da educação de seus filhos e todo apoio é de suma importância, desde algo relacionado a um conteúdo ou relacionado às tecnologias.
O fato é que os pais/responsáveis também precisarão estar envolvidos no crescimento acadêmico de seus filhos. Não basta apenas mandar o filho para a escola e pronto.
É preciso ir além, é preciso ouvir as crianças, entender suas dificuldades, dar atenção e ajudar sempre que for necessário.
Dessa forma, as chances delas aprenderem de fato e se tornarem pessoas preparadas para a vida adulta são muito maiores!
Pedrinhas Paulista