.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Dando continuidade ao trabalho da Pode ser Secretaria de Obras e Serviços, Agricultura e Meio Ambiente e Coordenadoria do Meio Ambiente para preservar e revigorar espaços públicos, está sendo feita a supressão de algumas espécies de árvores em situação de
Dando continuidade ao trabalho da Secretaria de Obras e Serviços, Agricultura e Meio Ambiente e Coordenadoria do Meio Ambiente para preservar e revigorar espaços públicos, está sendo feita a supressão de algumas espécies de árvores em situação de risco de queda no bosque municipal. Após a remoção serão plantadas mudas de espécies arbóreas nativas da região na área, adequadas ao local.
"Devido ao bosque ser muito frequentado por crianças, foi constatado o risco de queda de alguns exemplares de árvores que estão comprometidas, então decidimos substituí-las para evitar possíveis acidentes." ponderou a Coordenadora do Meio Ambiente Caroline F. Vergílio.
As podas de manutenção são necessárias para a árvore, pois quando a planta não é podada regularmente, a distribuição de nutrientes começa a ser prejudicada pela irregularidade do fluxo de seiva. A presença de galhos doentes também interfere no crescimento da planta, além de poder vir a comprometer os demais galhos da planta.
Sabemos que o corte de uma árvore não parece uma boa ação, é aparentemente uma ação drástica. Entretanto, em alguns casos, essa é a melhor opção para a manutenção do ecossistema.
A avaliação do estado fitossanitário da árvore é necessária em todos os casos, já que algumas árvores começam a enfraquecer por conta da idade e de doenças. Assim sendo, o risco de queda fica iminente, ameaçando estruturas, veículos e vidas. Neste caso de quando cortar uma árvore é necessário, dizemos que a árvore está comprometida, ou seja, não pode ser salva. Quando a saída é o corte, é importante que seja feita de maneira correta e respeitando a natureza. E em casos possíveis é necessária a reposição de árvores. No caso do bosque será feita a reposição com árvores nativas.
No município de Pedrinhas Paulista, a lei determina que qualquer intervenção em árvores de áreas públicas (praças, áreas verdes, jardins, etc) e passeios públicos (calçada) precisa de autorização da prefeitura.
E se eu insistir e cortar sem permissão?
O corte não autorizado de uma árvore pode gerar multas de até 30 UFESP. Para evitar que isso ocorra, é preciso abrir uma solicitação e aguardar a visita do Engenheiro Agrônomo da Casa da Agricultura e da Coordenadoria de Meio Ambiente. Estes profissionais irão realizar uma vistoria e indicar o procedimento mais adequado.
.
.
.
.