SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA REALIZA PLANEJAMENTO DE INICIO AS AULAS PARA TODA A REDE DE ENSINO MUNICIPAL.

Educação - Sexta-feira, 02 de Fevereiro de 2024


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA REALIZA PLANEJAMENTO DE INICIO AS AULAS PARA TODA A REDE DE ENSINO MUNICIPAL.

Durante os dias 01 e 02 de Fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pedrinhas Paulista realizou, no Cine Teatro Municipal” Francesco Pomilio”, reunião para o planejamento de início do ano letivo de 2024 para toda a rede de ensino municipal.

Na oportunidade, a Profª Aline Kelly Scalco Gonçalves Corrêa, realizou palestra com o tema: “O Trabalho Pedagógico em Sala de Aula com Alunos com TEA”, onde apresentou estratégias pedagógicas para trabalhar com a percepção do aluno diagnosticado com “TEA” (Transtorno do Espectro Autista), além da utilização de materiais e recursos concretos quando houver necessidade.

“O papel do educador vai além do Pedagógico. É necessário conhecer o aluno, sua família, seu contexto, suas dificuldades e habilidades para conseguir, com êxito, realizar uma avaliação e uma prática com intervenções adequadas. O professor precisa enxergar o aluno como um ser humano antes de qualquer diagnóstico. Renovar seu olhar e suas práticas constantemente, se ressignificando é primordial para o exercício da Pedagogia com excelência”, conclui Aline.

O Palestrante Prof. Dr. Wagner Cipriano Araujo, apresentou a palestra com tema: “Educação para os novos tempos: Inteligência emocional e aprendizagem”, abordando os desafios de lecionar nos dias atuais, buscando auxiliar os educadores a entender a proposta da educação verdadeiramente humanizada e como implementá-la de modo mais adequando e adaptado aos novos tempos.

No dia 02, no período da Tarde, a Psicóloga da Saúde Micaela Doto, especialista em Análise Bioenergética, apresentou a necessidade do trabalho multidisciplinar entre os profissionais da rede de Ensino, da Saúde e os Pais ou responsáveis pelos alunos, além da proposta de oferecer atendimento psicológico para contribuir no desempenho de aprendizagem e saúde mental dos jovens munícipes. Também foram orientados sobre assuntos de diversas patologias que podem ser identificadas ainda na infância, como distúrbios, Transtorno do Espectro Autista, ansiedade e dificuldades no aprendizado do aluno.

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