No último dia 31 (terça-feira), professores da Rede Municipal de Ensino de Pedrinhas Paulista participaram de Oficina Pedagógica com o tema “Dificuldades de aprendizagem e a compreensão leitora e a fluência de leitura”.
A oficina foi dirigida pela formadora Julia Pimenta e teve como intuito tratar das causas da não aprendizagem e os diferentes fatores que levam os alunos a terem dificuldades em acompanhar o fluxo de aprendizagem. Foi demonstrado que a dificuldade de aprendizagem é algo mais comum na vida escolar que se imagina e que, além da escola e dos pais, os próprios estudantes passam a sentir angústia e ansiedade diante da impossibilidade de aprenderem de maneira fluida e tranquila.
No decorrer da Oficina foi abordada a compreensão leitora e a fluência de leitura, definindo a fluência de leitura como a capacidade de ler um texto com agilidade, precisão e expressão adequada, para atingir a compreensão, a atribuição e apreensão do significado ao que se lê.
A leitura é uma habilidade que se utiliza de três componentes que necessitam agir de forma integrada: precisão, velocidade adequada e prosódia (emprego correto da acentuação tônica das palavras).
As atividades de fluência propiciam um melhor resultado para a compreensão e por isso essa habilidade é tão requerida ultimamente.
Pedrinhas Paulista