COM O APOIO DA PREFEITURA ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE RECICLAGEM PROMOVE SUSTENTABILIDADE POR MEIO DA COLETA SELETIVA EM NOSSA CIDADE

Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 22 de Abril de 2021


COM O APOIO DA PREFEITURA ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE RECICLAGEM PROMOVE SUSTENTABILIDADE POR MEIO DA COLETA SELETIVA EM NOSSA CIDADE

A reciclagem vai muito além do reaproveitamento dos materiais que iriam para o lixo! O consumo e o descarte conscientes são bases fundamentais para um mundo mais sustentável. 

Prova disso é o trabalho realizado pela Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Pedrinhas Paulista, que com o apoio da Prefeitura Municipal através da coordenadoria do Meio Ambiente, promove a coleta seletiva em nossa cidade. 

A Coleta Seletiva é feita toda terça e quinta-feira, com início as 7 horas. A cooperativa recolhe materiais como plástico, caixas de leite, garrafas pet, papelão, sacolas de plástico coloridas (geralmente são produzidas com plástico reciclado), vidros, materiais eletrônicos e sucatas em geral. Todo o material recolhido é levado para o barracão, onde todo o material é separado e prensado, para depois ser vendido. 

Para que isso aconteça é necessário que cada residência, comércio e estabelecimento que gera lixo colabore, separando tudo o que é reciclável daquilo que não se pode reciclar, como restos de comida, papel-toalha, papel higiênico, guardanapos utilizados, entre outros. 

Além da reutilização do material coletado, a associação atua no resgate da dignidade das famílias beneficiadas, que recuperam a autoestima e cidadania com geração de renda oriunda da venda dos materiais recicláveis.

Caroline F. Vergílio, coordenadora do Meio Ambiente, destaca que, "ao separar o lixo corretamente, além de contribuir com o meio-ambiente, ainda é possível garantir o sustento de muitas famílias que passaram a ter um trabalho digno e fundamental. Por isso a importância social da associação, como uma forma de organizar os catadores de forma que elas possam ganhar pela sua própria produção, além da transformação dos materiais recicláveis em matéria-prima novamente, poupando a maior extração dos recursos naturais do planeta."

Separar os materiais descartados para a Coleta Seletiva é um ato de cidadania e respeito ao meio ambiente. Num simples gesto, um grande ato. A natureza agradece.

Prefeitura Municipal


Pedrinhas Paulista