PARA CELEBRAR O DIA MUNDIAL DA SAÚDE, CONHEÇA O TRABALHO DAS AGENTES COMUNITÁRIAS

Saúde - Quarta-feira, 07 de Abril de 2021


PARA CELEBRAR O DIA MUNDIAL DA SAÚDE, CONHEÇA O TRABALHO DAS AGENTES COMUNITÁRIAS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) comemora todos os anos, na data de 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde. O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.

Para celebrar essa data, vamos falar um pouquinho sobre o trabalho do profissional do sistema único de saúde (SUS), que é o responsável por realizar atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças. Esse profissional é o Agente Comunitário de Saúde.

Em Pedrinhas Paulista a Secretaria Municipal de Saúde, por meio das agentes comunitárias, promove ações educativas através de visitas às residências das famílias ou em ações coletivas, trabalham como mediadoras ajudando na interlocução entre Secretaria e comunidade e, muitas vezes, sendo a principal via de acesso a programas de saúde e de qualidade de vida para algumas pessoas.

O dia a dia de um agente comunitário é bastante atribulado, andando de casa em casa, elas visitam às famílias, fazem uma série de perguntas referentes ao domicílio e também sobre cada um dos membros, buscando identificar se existem pessoas com doenças graves vivendo na residência, ou qualquer outro problema referente á saúde. Elas acompanham as famílias mensalmente, conferindo de perto a realidade do local, as dificuldades e pensando em estratégias para a melhoria da qualidade de vida. Nesses encontros, os agentes podem oferecer assistência e também dar orientações em relação à prevenção de doenças, como a dengue, covid-19 entre outras.

O agente comunitário de saúde é uma figura essencial para as famílias de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social ou que vivem em locais afastados. Assim, podemos entender que este profissional é extremamente importante como agente de mudanças para a comunidade.  Afinal, é ele que está mais próximo dos problemas vivenciados por essas pessoas. Por meio das suas ações, ele consegue transformar situações que afetam diretamente a qualidade de vida das famílias.

Prefeitura Municipal


Pedrinhas Paulista