Pedrinhas Paulista, Sábado, 08 de Agosto de 2020 Telefone (18) 3375-9090

Saúde - Segunda-feira, 25 de Novembro de 2013

Secretaria da Saúde de Pedrinhas promove campanha contra a hanseníase e geo-helmintíase

PM Pedrinhas Paulista

A Secretaria Municipal da Saúde de Pedrinhas Paulista iniciou campanha para prevenção e combate à hanseníase e à geo-helmintíase, seguindo orientações do Ministério da Saúde.  Para dar o pontapé inicial na campanha, a enfermeira Talita Franciscani esteve na Escola Estadual "Prof. Dr. Antônio de Benedictis", na terça-feira, dia 19, para realizar palestras sobre os assuntos de manhã e à tarde com diversas classes.Na quinta-feira, dia 21, foi a vez dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Prof. Clóvis Manfio” assistirem à palestra sobre os temas abordados. Foi solicitada a parceria com os professores para que as doenças, caso existam, possam ser detectadas e tratadas.

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, de evolução lenta, que se manifesta principalmente através de sinais e sintomas dermato-neurológicos, como lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente dos olhos, mãos e pés. As mais comuns são manchas brancas ou avermelhadas dormentes; dor nos nervos dos braços, das mãos, das pernas ou dos pés e enfraquecimento das funções, que podem causar falta de sensibilidade e paralisia dessas extremidades; partes do corpo com formigamento ou dormência e caroços no corpo.

Na segunda parte da palestra, a enfermeira aborda a importância do tratamento dos geo-helmintos, parasitas intestinais conhecidos como lombrigas, que causam anemia, dor abdominal e diarreia.

Cidade de Atitude