Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Pedrinhas Paulista, Sábado, 08 de Agosto de 2020 Telefone (18) 3375-9090

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta Das 9h às 11h e das 13h às 15:30h

Sáb
08/08
29 °C
11 °C
Índice UV
6.0
Domi
09/08
30 °C
14 °C
Índice UV
6.0
Segu
10/08
31 °C
15 °C
Índice UV
6.0
Ter
11/08
35 °C
17 °C
Índice UV
6.0

Saúde - Segunda-feira, 11 de Novembro de 2013

Notícias por Categoria

Grupos de hipertensos e diabéticos recebem informações sobre alimentação saudável


Grupos de hipertensos e diabéticos recebem informações sobre alimentação saudável

Assessoria de Comunicação

PM Pedrinhas Paulista

Toda manhã de segunda e terça-feira a nutricionista Anna Ligia Cofone aproveita a presença dos pedrinhenses que fazem parte dos grupos de diabéticos e hipertensos na UBS “Dr. Primo Ruy” e promove uma minipalestra onde fala sobre a importância de uma alimentação saudável no controle da hipertensão e diabetes.

De maneira rápida e com muitos esclarecimentos, ela fala sobre os alimentos e quantidades que podem ser ingeridos tranquilamente por estes grupos e também aqueles que devem ser evitados.

Um dos principais fatores ambientais modificáveis para o controle e prevenção da hipertensão arterial é a alimentação. O consumo excessivo de sal e o baixo consumo de vegetais, associado ao sedentarismo, obesidade e consumo exagerado de álcool, são os principais responsáveis pela doença. A dieta moderada mostra benefícios significativos para o controle da pressão arterial, inclusive em pacientes fazendo uso de medicamentos anti-hipertensivos.

De maneira geral, se deve aumentar o consumo de frutas, verduras, alimentos integrais, leite e seus derivados, garantindo uma ingestão adequada de fibras, potássio, cálcio e magnésio, reduzir a quantidade de gordura saturada, trans e colesterol, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Já no caso dos diabéticos, a dieta ideal para quem tem o problema varia para cada caso. Um plano alimentar completo só pode ser oferecido com o acompanhamento de um profissional qualificado, que observará os níveis glicêmicos e de colesterol, o peso, a atividade física do paciente e suas preferências alimentares. Entretanto, algumas recomendações são iguais para todos, como fazer três refeições por dia intercaladas com pequenos lanches e preferir por alguns alimentos em detrimento de outros.

Deve-se lembrar que o diabético pode estar fazendo uma dieta correta e rica em alimentos saudáveis, mas, se exagerar nas porções, estará caminhando na direção oposta.  O excesso de calorias é nocivo ao diabético, mesmo que ele esteja comendo os alimentos mais indicados.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

Cidade de Atitude

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!