Pedrinhas Paulista, domingo, 28 de abril de 2024 Telefone (18) 3375-9090

Terç
Quar

Educação - Terça-feira, 28 de Novembro de 2023

PREFEITURA MUNICIPAL REALIZA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA EMEI PROF. CLOVIS MANFIO.

Durante o mês de novembro, a Prefeitura Municipal de Pedrinhas Paulista, através da Secretaria de Educação e Cultura, realizou na escola EMEI Prof. Clovis Manfio, atividades de educação nutricional.

As atividades contaram com a direção da Nutricionista Anna Ligia Cofone e tiveram o objetivo de orientar os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável e como ela contribui para o desenvolvimento físico e mental.

Para os alunos dos primeiros e segundos anos, os temas abordados foram: “Conhecendo os Hortifrutis” e “Prato Saudável”, onde foram apresentados através de brincadeiras lúdicas, diversos legumes, verduras e frutas in natura para os alunos, explicando a importância do consumo desses alimentos no dia a dia. A Segunda atividade foi uma breve explicação do que é fazer uma refeição saudável e, em seguida, cada aluno recebeu uma folha com um prato em branco para ilustrar o que aprenderam sobre uma refeição saudável.

Já para os alunos dos terceiros, quartos e quintos anos, o tema abordado foi: “Conhecendo os Nutrientes e a Função de Cada Um No Nosso Organismo”. Os alunos tiveram uma aula sobre os nutrientes (vitaminas, sais minerais, proteínas, gorduras, carboidratos, fibras) e água, quais as funções e as fontes alimentares de cada um deles. Logo após foi realizada atividade do círculo dos alimentos, onde cada aluno escolhia um alimento e colava a figura escolhida no grupo alimentar a que ele pertence.

“Educação nutricional é um conjunto de estratégias e atividades realizadas com crianças e adultos, com objetivo de valorizar a alimentação saudável e alterar hábitos alimentares, no qual a alimentação e a nutrição vão estabelecer uma condição necessária para a promoção e a proteção da saúde, possibilitando o pleno potencial de crescimento e desenvolvimento. A educação nutricional realizada com os alunos da educação infantil pode influenciar positivamente a escolha e consumo de alimentos saudáveis durante toda a vida. Espera-se que as atividades lúdico-educativas contribuirão para as mudanças nos hábitos alimentares das crianças, na promoção da saúde e prevenção das doenças crônicas.” Ressalta a Nutricionista Anna Ligia Cofone.