Pedrinhas Paulista, quinta-feira, 18 de abril de 2024 Telefone (18) 3375-9090

Chuvas Isoladas

Saúde - Terça-feira, 13 de Abril de 2021

A SECRETARIA DE SAÚDE, INICIA A PRIMEIRA ETAPA DA CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA

A Secretaria Municipal de Saúde de Pedrinhas Paulista, iniciou nesta segunda-feira (12), a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1), mais conhecido como o vírus da gripe.

Crianças entre 6 meses até as que não completaram 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres com filhos de até 45 dias) e trabalhadores da saúde, são os primeiros grupos prioritários que serão contemplados com a vacinação contra gripe. Em seguida, será a vez dos idosos e dos professores.

Para se vacinar, os grupos contemplados na primeira etapa devem comparecer na UBS "Dr. Primo Rui" com documento de identidade e caderneta de vacinação. Pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19 devem respeitar um intervalo mínimo de 14 dias para tomar a dose contra a gripe.

O imunizante contra a gripe protege contra três subtipos do vírus: influenza A (H1N1); influenza A (H3N2) e influenza B. A vacina tem por objetivo reduzir os sintomas graves da doença, evitando assim a evolução para casos graves e possíveis óbitos. E, em meio à pandemia do coronavírus, a vacinação tem papel importante para evitar ainda mais hospitalizações.

O Ministério da Saúde não indica a aplicação da vacina da gripe ao mesmo tempo em que a da covid-19. A recomendação é que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe após um intervalo mínimo de 14 dias.