Pedrinhas Paulista, sexta-feira, 26 de abril de 2024 Telefone (18) 3375-9090

Saúde - Segunda-feira, 12 de Abril de 2021

PEDRINHAS PAULISTA RECEBE DOAÇÃO DE CAPACETE RESPIRADOR PARA A SECRETARIA DE SAÚDE

A secretaria de Saúde de Pedrinhas Paulista, recebeu esta semana, a doação de um capacete respirador para ser usado em pacientes com quadro de Covid-19. A doação foi feita pela ACIA (associação comercial e industrial de Assis) e seus Conselhos do Jovem e

A doação foi feita pela ACIA (associação comercial e industrial de Assis)e seus Conselhos do Jovem e da Mulher Empreendedora, como parte da campanha #Salvevidas.

Além da doação do dispositivo, os profissionais de saúde do município passarão por um treinamento para operar o respirador.

O Prefeito do município Freddie Nicolau agradeceu a iniciativa" Toda ajuda é valiosíssima nesse momento de combate à pandemia, e nossa cidade só tem a agradecer à ACIA por essa doação que vai, sem dúvida, ajudar a salvar vidas".

“O capacete Elmo pode ser reutilizado depois de feita a desinfecção, além de permitir ao paciente respirar com conforto, segurança e sem esforço. Aos profissionais da saúde, ele aumenta a segurança por ser vedado, então não permite a proliferação do vírus”, disse a Secretária de Saúde, Ivanete R. Giannetta.

O capacete ELMO é um dispositivo de suporte ventilatório não invasivo capaz de manter uma pressão positiva contínua nas vias aéreas através da oferta de alto fluxo de oxigênio e ar medicinal, reduzindo consideravelmente o esforço respiratório do paciente.

Por ser capaz de manter um percentual de oxigênio nas vias aéreas (21% – 100%), associada à pressão positiva contínua, o ELMO proporciona aos pacientes com insuficiência respiratória, a exemplo do quadro gerado pela COVID-19, a recuperação da função pulmonar.

Os resultados dos ensaios clínicos realizados em voluntários, evidenciaram que o ELMO apresentou baixo índice de reinalação (entre 0 e 1 mmHg). Em pacientes acometidos pela COVID-19 em risco de evolução para ventilação invasiva, o uso do ELMO foi capaz de evitar em até 60% a intubação traqueal, apresentando rápida recuperação da função pulmonar e aumento, na primeira hora de uso contínuo, do percentual de oxigênio de sangue dissolvido. Outro fator importante é que por usar um filtro HEPA, no ramo expiratório, os profissionais de saúde podem realizar, com mais segurança, atividades de fisioterapia motora, sem exposição a aerossóis que podem carregar microorganismos como vírus e bactérias.

Desenvolvido em parceria com a empresa ESMALTEC, Universidade de Fortaleza, SENAI, Fundação Edson Queiroz, Governo do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Universidade Federal do Ceará tornaram o dispositivo uma realidade com custo acessível. Uma unidade custa cerca de R$ 1.100,00. Enquanto o treinamento para manuseio do equipamento sai por R$ 900,00 e pode ser feito online. Cada capacete pode ser utilizado por até 5 pacientes, depois disso é descartado.

A campanha #Salvevidas iniciada no dia 17 de março pela Associação Comercial e Industrial de Assis, através dos Conselhos do Jovem e da Mulher Empreendedora da ACIA arrecadou total de R$ 74.300,00 para aquisição dos capacetes Elmo e treinamento de profissionais da saúde. A intenção é reduzir a demanda por leitos de UTI nos hospitais da cidade e região.

Foram adquiridos 44 capacetes entregues na manhã desta segunda-feira, 05 de abril, à Santa Casa de Assis, Hospital Regional de Assis, UPA de Assis e de Pedrinhas Paulista e à Santa Casa de Cândido Mota.

Fonte: https://www.aciaassis.com.br/noticias:campanha-acia----salve-vidas