Pedrinhas Paulista, quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (18) 3375-9090

Saúde - Terça-feira, 30 de Março de 2021

VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA EM CÃES E GATOS TEM INÍCIO NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO

VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA EM CÃES E GATOS TEM INÍCIO NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO

Parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Obras, Serviços e Agricultura, iniciou na última semana, a vacinação Antirrábica em cães e gatos do município. Neste primeiro momento, foram recebidas 100 doses da vacina, que foram aplicadas nos animais da zona rural.

A Secretaria Municipal de saúde, informou que foram pedidas mais doses, e tão logo cheguem para o município, será dada continuidade à imunização dos animais da zona urbana. A população  deve ficar atenta para o  cronograma que será divulgado.

Devem ser vacinados cães e gatos a partir de 3 meses, gestantes ou não. Após vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos e devem ser mantidos em casa na sombra, com água e alimentação disponíveis.

A raiva é uma doença fatal, causada por um vírus, que acomete mamíferos, tais como cães e gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem. A doença é transmitida principalmente pela mordida, mas também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais contaminados.

Desde 2020, as "Campanhas de Vacinação Antirrábica", que eram feitas em massa nos municípios, foram suspensas devido à pandemia do novo coronavírus. No entanto, a Secretaria Estadual de Saúde, através do Instituto Pasteur, orientou que os municípios mantenham a estratégia de vacinação de rotina.

Durante a vacinação, os profissionais responsáveis estarão obedecendo aos protocolos de segurança relacionados à Covid-19, como o uso de equipamentos de proteção e a não aglomeração de pessoas.