Pedrinhas Paulista, quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (18) 3375-9090

Dia do Combate da Poluição por Agrotóxicos

Armazenagem e descarte

Dia do Combate da Poluição por Agrotóxicos

Entre as datas comemorativas listadas na agenda do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o 11 de janeiro marca o Dia do Combate da Poluição por Agrotóxicos. A data foi escolhida porque, no dia 11 de janeiro de 1990, foi publicado o Decreto nº 98.816, que determinou mais rigor no registro, controle, inspeção e fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e produtos derivados.

Esta data não serve para fins de comemoração, mas para que seja um dia de reflexão perante o uso indiscriminado desses produtos, prática usual e que pode causar sérios efeitos à saúde humana e ao meio ambiente.

De acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o uso de agrotóxicos nas lavouras brasileiras aumentou mais de 400% nos últimos 40 anos. Com isso, o Brasil alcançou a primeira colocação entre os países que mais fazem uso de agrotóxicos, deixando para trás até mesmo os Estados Unidos e outros países com ampla tradição na agricultura e uso de agrotóxicos.

Para os produtores que tenham interesse em diminuir o uso de agrotóxicos, podem procurar utilizar outros modos de controle de pragas e doenças muito praticados na produção orgânica como: o policultivo, a rotação e o consórcio de culturas, a criação de corredores ecológicos, a adubação verde, o controle biológico, o emprego de plantas companheiras e repelentes, e o uso de cercas vivas ou cordões de contorno. Não somente a produtividade seria beneficiada, mas também o meio ambiente e a própria saúde do produtor.

Armazenagem e descarte

Não importa a quantidade, o agrotóxico deve ser armazenado de forma segura e de acordo com algumas regras:

• O local deve ser livre de inundações e afastado de fontes de água, residências e animais. Deve ser de alvenaria e ter boa ventilação e iluminação natural;

• Telhado e instalações elétricas devem ter bom estado, para evitar vazamentos e curto-circuitos;

• As embalagens devem ser colocadas em um estrado e ficar acima do nível do chão. Devem estar sempre fechadas;

• O depósito deve ser identificado com placas de perigo e seu acesso deve ser restrito;

Quando o produto terminar, as embalagens flexíveis devem ser colocadas dentro de sacolas de resgate e enviadas ao revendedor. Já as embalagens de galão devem passar pela tríplice lavagem, com orientação do engenheiro agrônomo. Depois, também devem ser transportadas ao lojista, que fará o descarte correto. A embalagem de agrotóxico nunca deve ser reutilizada para qualquer uso.

O local para entrega das embalagens deve estar identificado na nota fiscal eletrônica e no receituário agronômico.

#MeioAmbiente

#Poluiçãoporagrotoxicos