.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta Das 9h às 11h e das 13h às 15:30h

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 11 de Janeiro de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Dia do Combate da Poluição por Agrotóxicos

Armazenagem e descarte


Dia do Combate da Poluição por Agrotóxicos

Entre as datas comemorativas listadas na agenda do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o 11 de janeiro marca o Dia do Combate da Poluição por Agrotóxicos. A data foi escolhida porque, no dia 11 de janeiro de 1990, foi publicado o Decreto nº 98.816, que determinou mais rigor no registro, controle, inspeção e fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e produtos derivados.

Esta data não serve para fins de comemoração, mas para que seja um dia de reflexão perante o uso indiscriminado desses produtos, prática usual e que pode causar sérios efeitos à saúde humana e ao meio ambiente.

De acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o uso de agrotóxicos nas lavouras brasileiras aumentou mais de 400% nos últimos 40 anos. Com isso, o Brasil alcançou a primeira colocação entre os países que mais fazem uso de agrotóxicos, deixando para trás até mesmo os Estados Unidos e outros países com ampla tradição na agricultura e uso de agrotóxicos.

Para os produtores que tenham interesse em diminuir o uso de agrotóxicos, podem procurar utilizar outros modos de controle de pragas e doenças muito praticados na produção orgânica como: o policultivo, a rotação e o consórcio de culturas, a criação de corredores ecológicos, a adubação verde, o controle biológico, o emprego de plantas companheiras e repelentes, e o uso de cercas vivas ou cordões de contorno. Não somente a produtividade seria beneficiada, mas também o meio ambiente e a própria saúde do produtor.

 

Armazenagem e descarte

Não importa a quantidade, o agrotóxico deve ser armazenado de forma segura e de acordo com algumas regras:

• O local deve ser livre de inundações e afastado de fontes de água, residências e animais. Deve ser de alvenaria e ter boa ventilação e iluminação natural;

• Telhado e instalações elétricas devem ter bom estado, para evitar vazamentos e curto-circuitos;

• As embalagens devem ser colocadas em um estrado e ficar acima do nível do chão. Devem estar sempre fechadas;

• O depósito deve ser identificado com placas de perigo e seu acesso deve ser restrito;

Quando o produto terminar, as embalagens flexíveis devem ser colocadas dentro de sacolas de resgate e enviadas ao revendedor. Já as embalagens de galão devem passar pela tríplice lavagem, com orientação do engenheiro agrônomo. Depois, também devem ser transportadas ao lojista, que fará o descarte correto. A embalagem de agrotóxico nunca deve ser reutilizada para qualquer uso.

O local para entrega das embalagens deve estar identificado na nota fiscal eletrônica e no receituário agronômico.

#MeioAmbiente

#Poluiçãoporagrotoxicos

#PedrinhasPaulista

#JuntosSomosMais

1092 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Pedrinhas Paulista - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.