Saúde - Quinta-feira, 12 de Março de 2020

Secretaria Municipal da Saúde entrega kits do projeto ‘Sorriso Saudável’

Objetivo do projeto é mostrar a importância da saúde bucal e os benefícios que ela traz para uma melhor qualidade de vida

Foi realizada nesta semana pela equipe de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde de Pedrinhas Paulista a entrega dos kits de escovação do projeto “Sorriso Saudável”. Receberam o kit crianças da EMEI “Francesco Romano”, da EE “Prof. Dr. Antonio de Benedictis” (período da tarde) e EMEF “Prof. Clovis Manfio”. O projeto é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Fizeram a entrega os profissionais de Odontologia, dr. Rogério, dra. Adriana e dra. Olívia e, na terça-feira, estiveram presentes o prefeito Sergio Fornasier e o vice-prefeito Toninho Vallone.

Por meio deste projeto, além da entrega de kits de escovação, os dentistas da Secretaria Municipal da Saúde buscam ensinar e motivar as crianças e adolescentes do município a cuidarem dos dentes, mostrando a importância da saúde bucal e os benefícios que ela traz para uma melhor qualidade de vida.

Também é realizada a escovação supervisionada junto aos alunos e os kits serão trocados a cada três meses. Mesmo com este amplo trabalho promovido pela Prefeitura, é muito importante a parceria dos pais, a quem cabe ensinar seus filhos a cuidar dos dentes desde pequenos.

Deve-se observar se as crianças escovam os dentes pelo menos três vezes ao dia com um creme dental que contém flúor para remover a placa bacteriana e usam o fio dental diariamente para remover a placa que se aloja entre os dentes e abaixo da gengiva, evitando que ela endureça e se transforme em cálculo dental. Depois que o cálculo se forma, só o dentista pode removê-lo.
Também se deve adotar uma alimentação equilibrada, com pouco açúcar e amido, além de certificar-se de que a água que as crianças bebem contém flúor. A ida regular ao dentista para exames e avaliações também deve ser motivada.