Saúde - Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019

Palestra oferecida pela Secretaria Municipal da Saúde aborda a saúde do homem

Evento teve como foco o Novembro Azul e palestra foi ministrada pelo doutor Juliano Amaral

Palestra oferecida pela Secretaria Municipal da Saúde aborda a saúde do homem

Um dos exames mais temidos pelos homens é aquele que diagnostica o câncer de próstata. Cercado de preconceito, o exame de toque retal é evitado por grande parcela da população, o que desencadeia consequências graves para o homem.

Tendo isso em vista, a Secretaria Municipal da Saúde de Pedrinhas Paulista promoveu na noite de 29 de novembro palestra na Câmara Municipal, ministrada pelo doutor Juliano Amaral e que abordou “a saúde do homem”. Estiveram presentes o vice-prefeito Toninho Vallone, o presidente da Câmara, Felippe Cofone e a secretária municipal da Saúde, Zilda Nascimento, além de um grande público.

O exame de toque retal é muito importante para detectar o câncer, pois por meio dele o médico consegue perceber a presença de um nódulo e até mesmo sentir a consistência da próstata. Identificando um tumor, o médico pede uma biópsia, que confirmará ou não a presença de um câncer.

É importante frisar que, após os 50 anos, a recomendação de muitos médicos é a de que o exame de toque retal seja realizado anualmente. A idade cai para 45 anos caso existam casos de câncer de próstata em familiares, como pai e irmãos, diagnosticados antes dos 60 anos.

Se o médico identificar o câncer nas fases iniciais de desenvolvimento, as chances de cura são maiores, o que justifica a importância da realização periódica do exame.

Já o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) avalia a quantidade de uma substância produzida na próstata, que aumenta na presença de câncer. Isso se deve ao fato de que o PSA, apesar de muito eficiente, pode não sofrer alterações em todos os homens com câncer. Sendo assim, o tumor pode estar presente em homens com PSA normal.

Além de ser usado para o diagnóstico de câncer, o exame de toque também é importante para verificar se o tumor espalhou-se para outros tecidos e para verificar se ele voltou após o tratamento concluído. Percebe-se, portanto, que é fundamental para o controle dessa doença.