Saúde - Terça-feira, 29 de Outubro de 2019

Secretaria Municipal da Saúde promove caminhada em celebração ao Outubro Rosa

A caminhada percorreu algumas ruas da cidade e todos foram até a Praça ‘Monsenhor Ernesto Montagner’ para um bate-papo sobre a saúde da mulher

Secretaria Municipal da Saúde promove caminhada em celebração ao Outubro Rosa

Em comemoração ao Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para a prevenção e controle do câncer de mama, foi realizada na manhã de 25 de outubro uma caminhada organizada pela Secretaria Municipal da Saúde de Pedrinhas Paulista, por meio da Academia da Saúde.

Com a participação de equipes e projetos da Saúde, Terceira Idade “De Bem com a Vida” e alunos e professores da E.E. “Prof. Dr. Antonio de Benedictis” a caminhada percorreu algumas ruas da cidade (com acompanhamento da Polícia Militar), até chegar à Praça “Monsenhor Ernesto Montagner” onde houve alongamento ministrado pelos professores de Educação Física Jéssica e Victor.

Em seguida todos ouviram uma mini palestra da dra. Ianara Passos, que falou sobre a importância da prevenção não só do câncer de mama, mas também do câncer do colo do útero. Ela também falou sobre as ações preventivas promovidas em Pedrinhas Paulista e também sobre o Ônibus Rosa, que estará na cidade em novembro oferecendo exames gratuitos para todas as mulheres.

O prefeito Sergio Fornasier esteve no início da caminhada e parabenizou a Secretaria Municipal da Saúde, na pessoa da secretaria Zilda Nascimento e da coordenadora Benedita, pela iniciativa que tanto benefício traz para a comunidade de Pedrinhas, uma vez que a conscientização sobre a prevenção do câncer é um importante passo para vencer a doença.

O câncer de mama é o tumor maligno que mais causa morte na população feminina. Sua causa ainda é desconhecida, mas atrela-se a fatores como idade, história familiar, efeitos hormonais entre outros. Muitas das vezes, a doença é notada pelo aparecimento de um nódulo indolor através do autoexame da mulher ou até mesmo pelo exame médico.

Já o câncer do colo do útero é o terceiro mais frequente na população feminina do Brasil, com quase 18 mil novos casos anualmente, e a quarta causa de morte por câncer entre mulheres, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Para sua prevenção o exame Papanicolau deve ser feito periodicamente, principalmente dos 25 aos 64 anos por todas as mulheres.