Saúde - Segunda-feira, 07 de Outubro de 2019

Secretaria Municipal da Saúde inicia ações referentes ao 'Mês da Saúde Bucal'

Em 25 de outubro será celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal e para marcar a data a Secretaria Municipal da Saúde de Pedrinhas Paulista vai promover durante todo o mês, diversas ações nas escolas e entidades da cidade.

O “Mês da Saúde Bucal” de Pedrinhas Paulista foi lançado nesta manhã de 3/10, e além da equipe de Odontologia da Secretaria Municipal, estiveram presentes o prefeito Sergio Fornasier, o vice-prefeito Toninho Vallone, a secretária da Saúde Zilda Nascimento e a coordenadora municipal de Saúde, Benedita Flauzino.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde bucal compreende um estado em que a pessoa está livre de dores, desconfortos e alterações na boca e na face, abrangendo as condições de câncer oral ou na garganta, infecções e ulcerações bucais, doenças e quaisquer distúrbios que possam afetar a qualidade de vida, impedindo que o paciente coma, sorria, fale ou se sinta socialmente confortável.

Assim como é preciso manter uma rotina saudável de alimentação e exercícios físicos para auxiliar no correto funcionamento do corpo, dar atenção para a saúde bucal é essencial. O cuidado mais comum (ainda que nem sempre seguido) é escovar os dentes logo após as refeições. Mas só ele não basta, pois é preciso investir no fio dental, enxaguante bucal e consultas odontológicas frequentes para avaliações.