Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Data: 26/11/2018 Hora: 00:00:00
Evento na EMEF 'Clovis Manfio' reúne escolas da cidade e celebra a Semana da Consciência Negra
Webline Sistemas

Apresentações de música, dança, teatro e poesia marcaram as celebrações realizadas na Rede de Ensino de Pedrinhas Paulista

 

AsCom

PM Pedrinhas Pta

 

Pedrinhas Paulista é conhecida por sua cultura e tradição italianas, trazidas pelos imigrantes que fundaram o município e que, por meio de um árduo trabalho realizado pela Prefeitura Municipal, são mantidas até hoje junto à comunidade. E, desde muito cedo, os pedrinhenses também aprendem a respeitar e reconhecer a importância de outras culturas existentes no Brasil, como é o caso da Cultura Africana.

Diversas atividades e projetos são realizados na Rede de Ensino do município, com o intuito de conscientizar os cidadãos, desde pequeninos, sobre a importância do povo africano na formação social, histórica e cultural do país, combatendo assim o preconceito racial e celebrando a luta dos afrodescendentes.

No dia 20 de novembro foi comemorado o Dia da Consciência Negra e para marcar a data, um grande evento foi promovido na EMEF “Prof. Clovis Manfio”. Estiveram presentes o vice-prefeito Toninho Vallone, a secretária de Educação e Cultura Maria Tuccilli Zandonadi e a supervisora de Ensino, Maria Helena Migotto. O prefeito Sergio Fornasier está em viagem a São Paulo e não pode estar presente.

As apresentações tiveram início com alunos do 1º Ano A da “Clóvis Manfio”, das professoras Silvia e Cristina, que apresentaram o poema “Consciência Negra”. Em seguida alunos do 2º Ano A contaram a história da Capoeira, ensaiados pela professora Tathiani. Alunos do 1º Ano B apresentaram o jogo da Capoeira, ensaiados pelas professoras Rosângela e Irma.

Em seguida alunos do Pré I da Emei “Francesco Romano” dançaram a música “Nega Maluca”, ensaiados pelas professoras Doralice e Vanessa. O Jardim da Infância participou com alunos da Primeira e Segunda Etapas do Pré e, com orientação das professoras Rosana e Elisa, dançaram a música “Bate Lata”. Alunos da EMEI “Francesco Romano” apresentaram o teatro “Menina Bonita do Laço de Fita” e a música “Escravo de Jó”. Alunos do 2º Ano B da “Clóvis Manfio” apresentaram a “Dança das Peneiras”, ensaiados pelas professoras Paula e Elvira.

Já o 3º Ano B apresentou um teatro ensaiado pela professora Maria Vilma. Ensaiados pela professora Iara, os alunos do 3º Ano A dançaram a canção “Morena de Angola”. Na sequência alunos dos 4º Anos A e B cantaram a música “O Brasil é isto aí”, ensaiados pelas professoras Elizabeth e Márcia. Os alunos do 5º Ano A, da professora Cícera, dançaram a música “Batuque na Cozinha”.

Encerrando o evento ocorreu apresentação da música “Consciência Negra”, com alunos do 5º Ano B (ensaiados pela professora Maria Dolores) e fechando a manhã, houve apresentação de Coral e violão. Para o almoço dos alunos foram servidos, junto da merenda tradicional, alguns pratos típicos da data preparados pela Cozinha Piloto, como cuscuz, baião de dois e pé de moleque como sobremesa.

 

 

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro

Data: 26-11-2018 00:00:00